Galeria de Fotografias
Foto 1Foto 1Foto 1Foto 1Foto 1Foto 1Foto 1Foto 1ver a galeria
Arquivo
Arquivo

Sebal e Ega deram pontapé de saída do Orçamento Participativo Jovem

18 de Junho de 2012
Tiveram lugar nas Freguesias do Sebal e da Ega as duas primeiras assembleias participativas do Orçamento Participativo (OP) Jovem de Condeixa. Os dois eventos decorreram nos dias 24 e 25 de Maio e marcaram o início do novo projeto da Autarquia, que dá possibilidade aos jovens do Concelho, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, de decidirem quais os investimentos públicos que desejam ver realizados em 2013.

No total, as duas assembleias contaram com a participação de 53 munícipes e os debates em torno das prioridades de investimento prolongaram-se para lá da meia-noite.

As duas reuniões públicas tiveram lugar nas sedes das respectivas Juntas de Freguesia e daí resultaram as primeiras propostas de investimento.

No Sebal, o proponente Paulo Alexandre Lopes Paulino defendeu a remodelação e arrelvamento do Polidesportivo local. A proposta foi apoiada pela larga maioria dos presentes, o que revelou alguma coordenação prévia entre os jovens.

Na Ega, as propostas não foram formalizadas, mas as ideias foram consistentes. Para mais tarde ficou decidida a apresentação das propostas de investimento, que vão estar ligadas à criação de uma unidade móvel itinerante que leve às varias povoações alguns serviços autárquicos, um percurso pedonal que ligue Ega a Campizes e a recuperação de uma antiga escola primária e consequente transformação num centro de dia para jovens e idosos.

Refira-se que também no Sebal a temática de recuperação de estruturas públicas em bom estado de conservação, mas que estejam inutilizadas, como é o caso das antigas escolas primárias, recebeu a recetividade por parte dos jovens.

O facto do OP Jovem de Condeixa ter um orçamento de 150 mil euros, tornando-se assim o maior do país, tem favorecido uma maior qualidade deliberativa nos debates públicos.

As assembleias participativas, que vão percorrer todas as freguesias do Concelho, são dinamizadas por técnicos da Câmara Municipal e por docentes e professores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, parceiro da Autarquia neste projeto.

Galeria
Visita a nossa galeria fotográfica
Contactos

Orçamento Participativo Jovem de Condeixa
Largo Artur Barreto 3150-124
Condeixa-a-Nova
Nuno Matos, Gestor de Projecto
Tlm: 919 384 339
Tel: 239 949 120
Email: opcondeixa@cm-condeixa.pt

Entrar em Contacto
O que é o OP? | Como Participar | Fases do OP © 2012-2017 Todos os Direitos Reservados     design PixelStudio