Galeria de Fotografias
Foto 1Foto 1Foto 1Foto 1Foto 1Foto 1
Arquivo
Arquivo

Jovens de Condeixa apresentam 17 projetos de investimento

03 de Agosto de 2012
São 17, as propostas apresentadas pelos jovens de Condeixa-a-Nova no âmbito do Orçamento Participativo Jovem. A iniciativa, lançada pela autarquia, permitiu escutar as opiniões e ideias dos mais novos e, ao mesmo tempo, lançar-lhes o desafio para que pusessem no papel os projetos que consideram mais prementes para o concelho.

E a resposta não se fez esperar. Os jovens apresentaram 17 propostas de investimentos para todo o concelho que visam criar respostas nos mais diversos setores da sociedade e que vão desde a educação à saúde, passando pelo desporto, cultura, lazer.

Os jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, apresentaram 17 propostas que querem que a autarquia de Condeixa-a-Nova, presidida pelo socialista Jorge Bento, realize em 2013.

E o autarca não vai deixar os créditos destes projetos e destes jovens verdadeiramente empenhados no progresso do concelho, por mãos alheias. Em entrevista ao DIÁRIO AS BEIRAS publicada na edição de 20 de julho deste ano, Jorge Bento, reconhecia que “a presença muito significativa dos jovens na sessão de apresentação nos Paços do Concelho e depois nas reuniões de trabalho que se seguiram mostra uma camada populacional muito empenhada em dar o seu contributo”.

Inovação nas ideias

“Estes jovens são muito mais inovadores e com um leque de opções de investimento do que aquilo que é tradicionalmente transmitido pelos canais políticos, nomeadamente, pela Assembleia Municipal ou até pelos presidentes de junta”, sublinhava Jorge Bento antes de conhecer os resultados. E estava certo, a avaliar pelos projetos apresentados que visam, acima de tudo, o bem-estar das populações locais.

No total, o valor global dos investimentos ascende aos 700 mil euros, sendo que apenas três projetos – os mais votados pelo público – serão realizados pela autarquia. Três projetos, cujo valor não pode ultrapassar, no seu conjunto, os 150 mil euros, o que faz com que, na prática, cada proposta tenha um limite orçamental de 50 mil euros.

De acordo com a autarquia, a partir de agora e durante os meses de agosto e setembro, uma equipa técnica da autarquia irá avaliar cada um dos projetos, falando com os proponentes e, em conjunto, aprovar ou reprovar tecnicamente a viabilização de cada investimento.

Posteriormente, será elaborada uma lista das propostas admitidas a votação e os jovens vão escolher, entre os dias 1 e 31 de outubro, as obras ganhadoras. A apresentação dos resultados decorrerá no mês de novembro.

Como Jorge Bento faz questão de sublinhar, “o Orçamento Participativo Jovem é um mecanismo de democracia participativa, que permite aos cidadãos decidirem sobre uma parte do orçamento municipal. Hoje em dia existem em todo o mundo cerca de 1.500 experiências deste género.

Dar a voz aos mais jovens

No OP Jovem de Condeixa, o executivo destacou uma parte do orçamento municipal e convidou todos os jovens a identificar, debater e priorizar os projetos para um maior e melhor desenvolvimento do concelho.

“Por trás desta aparente simplicidade há um objetivo mais profundo que visa aproximar, neste momento os jovens, mas amanhã todos os munícipes, da decisão política”, sublinha Jorge Bento, reconhecendo que é importante “interessar os cidadãos pelo modo como os dinheiros públicos são gastos, pelas opções que são feitas pelos executivos, pelas promessas feitas, pelos desvios a essas promessas”.

Um interesse e uma proximidade que, no entender do autarca, deve ser crítica e criativa.

Admitindo que “há a ideia de que as camadas mais jovens não se interessam por nada, que não têm ideias e que não acreditam nos políticos nem na política porque consideram que esta está muito viciada, que os partidos controlam a verdade sobre o que devem ser os destinos de uma terra e de uma comunidade”, Jorge Bento sublinha que, por outro lado, também estão ansiosas por participar.

E a adesão da camada jovem do concelho, bem como as suas propostas são o sinal que faltava dessa vontade de participarem na vida e nos destinos do concelho.

“O facto de nós ouvirmos os jovens com projetos que até podem parecer estranhos, tem, como já disse, uma componente de inovação enorme e com um leque mais alargado de opções de investimento”, reforça o autarca.

Propostas

- “Condeixa a Sorrir – Vale Sorriso”, um projeto de intervenção em saúde oral para os mais carenciados;
- TV Condeixa, uma emissora de televisão local;
- Construção de um complexo desportivo na freguesia do Zambujal;
- Criação de uma carreira de tiro olímpica;
- Circuito de manutenção na freguesia de Belide;
- Requalificação do pavilhão da Venda da Luísa, na freguesia de Anobra;
- Remodelação e arrelvamento do polidesportivo do Sebal;
- Skate park para a prática de desportos radicais, na freguesia de Condeixa-a-Nova;
- Criação de três percursos pedonais de âmbito turístico, localizados na envolvência das freguesias de Condeixa-a-Nova, Condeixa-a-Velha, Furadouro e Zambujal;
- Construção de estruturas de apoio à promoção turística na freguesia do Furadouro;
- Reconversão da antiga escola primária de Campizes num espaço de apoio à educação e formação de jovens e adultos;
- Construção de um circuito pedonal e de uma ciclovia com zonas de lazer e um circuito de manutenção, entre Ega e Campizes;
- Construção de uma praia fluvial na localidade de Alcouce;
- Uniformização das paragens de autocarro na freguesia de Vila Seca, com recurso à utilização de pedra e azulejos pintados à mão;
- Percurso turístico que una todos os lugares da freguesia de Vila Seca;
- Requalificação de duas ruas na serra de Janeanes, na freguesia do Zambujal, como exemplo de aposta no mundo rural;
- Um projeto de cariz social que disponibilize, através de carrinha itinerante, alguns serviços da autarquia e centro de saúde, às populações idosas do concelho.

Fonte: Gabinete Comunicação C.M. Condeixa e jornal "Diário as Beiras"

Galeria
Visita a nossa galeria fotográfica
Contactos

Orçamento Participativo Jovem de Condeixa
Largo Artur Barreto 3150-124
Condeixa-a-Nova
Tlm: 918 427 520
Tel: 239 949 120
Email: opcondeixa@cm-condeixa.pt

Entrar em Contacto
O que é o OP? | Como Participar | Fases do OP © 2012-2017 Todos os Direitos Reservados     design PixelStudio