Galeria de Fotografias
Arquivo
Arquivo

Comissão técnica do OP Jovem já está a avaliar projetos

08 de Agosto de 2012
Começaram ontem e só vão terminar no final do mês de Setembro. Falamos das reuniões entre a Comissão Técnica do OP Jovem de Condeixa e os proponentes dos investimentos.

Ao todo são 17 as propostas que vão ser avaliadas. Revelamos aqui as propostas apresentadas:

+ Perto
Proponente da Proposta: Rodolfo Daniel Alves Silva
Freguesia onde se localiza a proposta:
Todo o Concelho
Descrição: Colocação de uma carrinha (furgão) itinerante, que percorrerá todas as freguesias e lugares do concelho, disponibilizando alguns dos serviços que habitualmente a população apenas tem acesso na junta de freguesia ou na câmara municipal, como por exemplo pagamento de faturas, requisição de serviços, autorizações entre outros serviços burocráticos, que podem ter resolução na hora ou dar seguimento para os devidos departamentos, já nos serviços camarários. Em parceria com o centro de saúde de Condeixa poderia também haver a possibilidade do pedido de receitas médicas, e, em casos/ocasiões específicas, o acompanhamento de um enfermeiro para a realização de medições (tensão, colesterol, diabetes). Haveria um calendário específico, informando a população da passagem da carrinha, com local e hora fixos ao longo do mês. A carrinha passaria uma manhã/tarde em cada sítio/lugar do concelho, percorrendo durante todo o mês o concelho por inteiro, podendo repetir locais de passagem.

Carreira de Tiro Olímpica
Proponente da Proposta: João Manuel Pinão Monteiro
Freguesia onde se localiza a proposta:
Condeixa-a-Nova
Descrição: Implementação de uma carreira de tiro para modalidade olímpicas, visto dentro de distrito de Coimbra não haver qualquer tipo de infraestruturas deste género, possibilitando assim recolher atletas não só do concelho mas também do distrito, com grandes probabilidades de sucesso. O tiro tem inúmeras vantagens entre as quais é o desporto que melhor desenvolve o poder de concentração essencial no processo de aprendizagem escolar, como é exemplo dos países nórdicos onde mais de 70% pratica Tiro.

Casa "Arco Íris"

Proponente da Proposta: Brigitte Madeira Canais
Freguesia onde se localiza a proposta:
Ega
Descrição: Este projeto tem como principal função dar o apoio necessário ao crescimento da educação/formação de jovens e adultos. Este apoio concerne no facto de no concelho de Condeixa-a Nova ter terminado o único apoio e oportunidade (Centro de Novas Oportunidades), que muitos jovens e adultos tinham em vista como pilar e “rampa de lançamento” para a sua formação de vida, que a meu ver é bastante importante a todos os níveis.

Tendo em conta a formação de adultos seria dada a oportunidade de completarem a sua formação, visto que muitos não têm terminado a sua 4ª classe, o atual 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Este projeto tem como principais destinatários crianças, jovens e adultos, uma vez que são eles os principais “receptores” da formação e ampliação do conhecimento que lhes é oferecido hoje em dia. Não podendo também esquecer os idosos e toda a comunidade em geral, visto que um dos pressupostos deste projeto seria também a criação de um espaço verde e parque infantil, que tanta falta fazem, como espaços comuns e de lazer para todos a principal função do projeto vai ao encontro das necessidades que tenho sentido e observado ao longo dos tempos, visto que existem muitos jovens e adultos que não tendo acesso “direto” à escola (estando esta instituida em Condeixa-a-Nova), gostariam muito de apostar na sua formação de e para a vida (em terminar cursos de formação com equivalências e formações adjacentes), tanto como para a realização pessoal assim como uma posterior integração no mundo do trabalho.

No que concerne aos jovens, seria focado a sua necessidade de ter um apoio imediato no seu percurso escolar, seja em trabalhos escolares como uma orientação no seu estudo para combater os maus resultados escolares que poderiam surgir. Este projeto foi pensado para “crescer” no edifício e espaço circundante, da antiga Escola Primária de Campizes, visto ser um espaço com muitas memórias, muito saudusista para muita gente, bem como para aproveitar um espaço que se encontra ainda em boas condições de forma a evitar a sua degradação e o desaparecimento definitivo do mesmo. Caso o projeto não seja realizado neste espaço físico, este foi totalmente pensado e estruturado para ser realizado/adaptado a qualquer espaço semelhante com as mesmas condições existentes no concelho de Condeixa-a-Nova.

Tendo em vista a população mais jovem, e de certo modo, toda a comunidade, foi também pensado e estruturado para este projeto a intenção de uma biblioteca, no mesmo espaço, para que todos pudessem consultar os livros para fins lúdicos ou para fins escolares, como complemento de estudo. Mesmo não sendo este um projeto material, e com uma duração prévia de um ano ao abrigo do Orçamento Participativo, seria de ter em continuidade todo este projeto bem como a integração de um ATL, visto ser uma necessidade sentida por parte dos pais e encarregados de educação das crianças, para terem os filhos num local acolhedor, seguro e onde ao mesmo tempo possam aprender de forma criativa, sem ter que pensar em qualquer pagamento ou contribuição monetária, o que facilita e muito, tendo em conta a conjuntura económica do país.

Este projeto estando ao abrigo do Orçamento Participativo, como já referido anteriormente, tem um ano para ser executado, mas como qualquer projeto apresentado, tem muita “vontade” e desejo de continuar para além disso, em prol do bem estar de todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente, visto ser um projeto muito desejado em ser concretizado. Para que tal possa acontecer este projeto apresenta-se desde já em parceria com a Junta de Freguesia da Ega, estando disposto a conseguir posteriores protocolos e/ou parecerias com outros Orgãos Municipais.

Este projeto também previa a componente de expressões/workshop´s onde os jovens, crianças e adultos estariam com o seu tempo livre ocupado com alguma atividade que de certo modo os fizesse sentir úteis perante eles mesmo (com a realização pessoal) e com a comunidade. No que concerne à estimativa orçamental, tendo em conta a parte material este projeto iria exigir toda uma remodelação e melhoramento do espaço,quer interior, quer exterior e uma posterior aquisição de material apropriado para a execução e bom funcionamento do projeto e manuseamento por parte de quem dele usufrui-se, incluindo por exemplo, a aquisição de computadores com ligação à internet e a sua assinatura.

Tendo em conta a parte imaterial deste projeto, isto é, os recursos humanos, estaria previsto o envolvimento de professores, de auxiliares sócio-educativas e de outras pessoas que posteriormente fossem “necessárias” à medida que o projeto fosse avançando,e dispostos a colaborar, incluindo eu com o meu empenho e profissionalismo, com previsão de uma retribuição monetária.


Circuito de Manutenção

Proponente da Proposta: Susana Cristina Oliveira Santo
Freguesia onde se localiza a proposta:
Belide
Descrição: Sistema de estações que visa a prática de exercício físico, com baixo custo de manutenção, incentivando à prática regular de exercício físico. Basicamente o intuito da construção deste circuito de manutenção visa implementar o hábito da prática de exercício físico entre os habitantes de Belide e por conseguinte das aldeias vizinhas dada a sua proximidade geográfica e o convívio social que este tipo de equipamento permite.


Complexo Desportivo para a Frguesia do Zambujal

Proponente da Proposta: Luis Miguel Teixeira Mendes Filipe
Freguesia onde se localiza a proposta:
Zambujal
Descrição: A freguesia do Zambujal é a ÚNICA freguesia do concelho de Condeixa-a-Nova que não possui um complexo desportivo para que os seus habitantes possam praticarem atividades físicas e jogar futebol. O Orçamento Participativo é uma excelente oportunidade para a sua concretização.


Condeixa a Sorrir - Vale Sorriso

Proponente da Proposta: Ana Isabel Vaz Moreira de Almeida e Claro
Freguesia onde se localiza a proposta:
Todo o Concelho
Descrição: O projeto “Condeixa a Sorrir – Vale Sorriso” traduz a necessidade crescente de missões com cariz social. Através do OP Jovem de Condeixa, promovido pela Câmara Municipal, temos por objetivo realizar uma intervenção em saúde Comunitária.

A ideia central assenta na disponibilização de serviços de saúde de qualidade realizados pelos profissionais de saúde residentes no concelho e intervenientes neste projeto, de modo a dar resposta a necessidades dos sues cocidadãos que não tem acesso aos cuidados de Saúde Oral e que como se sabe não estão acessíveis a todos.

Através da verba disponibilizada pelo orçamento participativo jovem, seriam fornecidos os “ Vale Sorriso”. Estes vales funcionariam de uma forma semelhante ao Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral - “Cheque dentista”, mas seriam fornecidos, eventualmente, pela Camara Municipal.

Os candidatos seriam sujeitos a uma seleção por um lado em função da sai situação económico-financeira e, por outro, em função dos seu estado de saúde oral inicial.

A par com o “Vale Sorriso”, haveria sessões de promoção para a Saúde com vista à prevenção doas doenças orais (sobretudo carie, doença periodontal e cancro), através da instrução de técnicas de higiene oral e recomendações quanto à dieta.


Conhecer o que é nosso

Proponente da Proposta: Carla Gaspar
Freguesia onde se localiza a proposta:
Furadouro
Descrição: Através de diferentes "projetos" pretendemos promover a sustentabilidade dos espaços rurais e dos recursos naturais através da divulgação do património cultural e natural, como paisagens, fauna, flora, etc. da nossa região. Temos, assim, intenção de "reconstruir/construir": parques de merenda, chafariz, cozinha, casas de banho e balneários, percursos pedestres - a serem homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal - para proporcionar aos nossos visitantes condições essenciais a uma boa estadia. Pretendemos ainda construir um azuleijo panorámico junto da elevação de Nossa S.ª do Círculo demonstrando assim a imensidão avistada da nossa serra.

Finalmente, e de forma a evidenciar as potencialidades da nossa região, essencialmente junto dos jovens, pretendemos organizar um fim de semana "Jovem", com atividades como: jogos tradicionais, rapel, escalada, espeleologia, feira gastronómica, concertos...


Cultura no Pé

Proponente da Proposta: Helena Barrico/ Marta Ferreira/ Joana Bacalhau
Freguesia onde se localiza a proposta:
Condeixa-a-Nova, Condeixa-a-Velha, Furadouro e Zambujal
Descrição: O Concelho de Condeixa apresenta um conjunto de património natural, cultural e histórico de grande importância, que devidamente explorado turisticamente, se pode traduzir em mais valias económicas e sociais, nomeadamente no reconhecimento do valor do território pelos seus habitantes e no respeito pelos valores ambientais. O relevo e os calcários do Maciço de Sicó em contraste com as áreas mais ricas em água dos campos a Oeste do concelho, marcam as áreas rurais, e transformam-nas em lugares de excelência para o turismo activo.

Por outro lado, este concelho possui ainda um património construído e cultural de grande interesse que devidamente interpretado e apresentado ao público pode também ser um produto interessante, que leve os turistas que o visitam a alargar a sua estadia no território.

A estas potencialidades somam-se ainda excelentes acessibilidades, a perspectiva de aumento de número de camas e a proximidade de Conímbriga, um dos monumentos mais visitados do país. Condeixa assume-se assim como um destino turístico, que interessa promover com vista ao desenvolvimento económico que este sector pode trazer ao Concelho.

Os percursos pedestres devidamente marcados, em áreas de grande interesse, promovidos e monitorizados com vista à sua manutenção, tornam-se apetecíveis como produtos de turismo ativo, dignificam os promotores e contribuem para o desenvolvimento socioeconómico das regiões onde estão implantados.

Propõe-se a instalação de três Pequenas Rotas (PR), localizadas na envolvência de Condeixa-A-Nova, Condeixa-A-Velha, Furadouro e Zambujal com as seguintes especificações técnicas: • Percursos preferencialmente circulares com distância compreendida entre 6 e 14 km, possíveis de percorrer em menos de 4 horas por pessoas sem grande preparação física; • Implementados em áreas de maior interesse e que permitam a visita e uma abordagem mais próxima das pessoas a esses locais; • Traçados sempre que possível, em caminhos antigos, visando a preservação ou a recuperação deste património; • Infra-estruturas com elevado grau de exigência em termos de sinalética, visando uma utilização segura por pessoas sem experiência em actividades desta natureza, seguindo as normas de homologação da federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Propõe-se ainda a instalação de uma PR de carácter interpretativo nas Buracas do Casmilo, que possa ser utilizada com fim recreativo e pedagógico, permitindo aos visitantes a compreensão dos fenómenos geológicos ali presentes bem como da paisagem cársica, fauna e flora locais.

Às especificações técnicas já referidas, neste percurso é necessário um maior trabalho ao nível da interpretação e produção de conteúdos, e um maior investimento em sinalética de apoio.


Itinerário Turístico de Vila Seca

Proponente da Proposta: Jorge Manuel Lucas de Almeida
Freguesia onde se localiza a proposta:
Vila Seca
Descrição: Criação de um percurso turístico que visa unir todos os lugares da Freguesia de Vila Seca, bem como outros pontos de interesse (Ruinas de Conimbriga, Serra de Sicó, Buracas do Casmilo, e Sr. do Circulo).

O projeto visa ainda a construção de 3 parques de merendas e vários pontos informativos relativos aos vários pontos de interesse dos lugares da Freguesia. O projeto tem ainda a finalidade de desimpedir os vários trajetos/percursos com o intuito de facilitar a passagem de carros de socorro (Bombeiros) em caso de incendio florestal na Freguesia.


Praia Fluvial de Alcouce

Proponente da Proposta: Susana Cristina Marcelino de Carvalho
Freguesia onde se localiza a proposta:
Vila Seca
Descrição: Reaproveitamento da água da fonte de Alcouce para a realização da piscina de água natural com envolvente de lazer, ou seja, parque de merendas e jardim.


Remodelação e Arrelvamento do Polisdesportivo do Sebal

Proponente da Proposta: Paulo Alexandre Lopes Paulino
Freguesia onde se localiza a proposta:
Sebal
Descrição: O Polidesportivo do Sebal está situado numa zona central da povoação do Sebal, junto da Casa do Povo, do Jardim de Infância e da Junta de Freguesia. Uma vez que o mesmo se encontra bastante deteriorado , é do nosso interesse remodelar e “ arrelvar” o respetivo recinto. Este Polidesportivo foi no Concelho de Condeixa o primeiro de entre varios a ser construído com um piso de betão poroso, pela firma " Euroténis", na dácada de noventa, obra comparticipada pela Câmara Municipal.

O Polidesportivo pela sua localização sempre foi bastante utilizado principalmente por crianças e jovens não só da área do Sebal, mas também de áreas limitrofes, na prática de futebol de cinco e ténis.

O Polidesportivo possui iluminação própria, cuja instalação foi subsidiada na altura pelo Instituto Nacional do Desporto.

Dado o exposto e porque achamos que este Polidesportivo tem todas as condições para continuar a ser bastante utilizado por crianças e jovens, vimos apresentar a presente proposta de remodelação e arrelvamento sintético, que esperamos ser aceite no âmbito do OP Jovem de Condeixa.


Requalificação do Mundo Rural: A Serra de Janeanes como exemplo

Proponente da Proposta: Fernando Gil Pestana Serrão de Almeida Abreu
Freguesia onde se localiza a proposta:
Zambujal
Descrição: O nosso grupo denotou que havia uma necessidade de requalificar as Ruas das Alminhas e da Associação, na Serra de Janeanes. Eu, a minha irmã e um jovem da referida aldeia, Pedro Emanuel, decidimos apresentar esta proposta. Existe um quarto elemento, Nuno Gonçalves, que ainda não confirmou se poderia participar neste projeto.

Achamos que este projeto seria uma mais valia para a região já que é uma medida que permite combater o preocupante crescimento do êxodo rural e que é um assunto que consideramos ser bastante importante e pertinente. Pergunto-me eu se haverá espaço nas cidades para que toda a população rural saia das aldeias e, perguntou-me eu, se, por motivos económicos, a agricultura não voltará a ser um meio subsistência para famílias que estão a passar por grandes dificuldades financeiras. Deixo esta reflexão.

Este seria um projeto que permitiria uma valorização da aldeia e podia levar ao investimento por parte de particulares. Já agora, um acrescento, esta zona da Serra de Janeanes é a única que ainda não teve nenhuma intervenção por parte dos órgãos administrativos, excetuando uma intervenção no edifício associativo.


Requalificação Pavilhão Venda da Luísa

Proponente da Proposta: Nelson José Vaz Correia
Freguesia onde se localiza a proposta:
Anobra
Descrição: Requalificação do pavimento do pavilhão que se apresenta visivelmente desgastado, não fornecendo as condições necessárias de segurança para os seus utilizadores. O revestimento das paredes visa eliminar as esquinas dos pilares que estão salientes para o interior do recinto desportivo, esta medida visa também a segurança dos utilizadores do pavilhão desportivo da ARCD Venda da Luísa.


Skate On

Proponente da Proposta: Pedro Aires
Freguesia onde se localiza a proposta:
Condeixa-a-Nova
Descrição: Trata-se da criação de um SkatePark para a prática de desportos radicais, tais como Skate, BMX, Patins, etc. Trará turistas à Vila e a realização de campeonatos a nível nacional. Combaterá o sedentarismo, uma vez que seria um incentivo à Pratica das modalidades e tem ainda um caracter empreendedor com a criação de uma escola de Skate associada a uma loja da modalidade.


TV Condeixa

Proponente da Proposta: Margarida Figueiredo
Freguesia onde se localiza a proposta:
Condeixa-a-Velha
Descrição: Emissora de televisão local, destinada a divulgar notícias, actividades desportivas, culturais, de lazer e demais acontecimentos ocorridos na região. Difundir o comércio local, fomentar o artesanato e, fazendo uso da riqueza histórica local, alavancar o turismo na região.


Um novo caminho para descobrir…

Proponente da Proposta: Luís Caridade
Freguesia onde se localiza a proposta:
Ega
Descrição: Objetivo criação de um caminho pedonal/ciclovia e zona de lazer e manutenção, que permita a circulação de pessoas e veículos não motorizados de forma segura, promovendo estilos de vida saudáveis.

A quem se destina Esta infra-estrutura, dirige-se a todos os que gostam de combinar actividade física segura, com o cenário privilegiado da planice aluvial do baixo-mondeogo onde se insere o percurso. Atendendo à paisagem calma, relevo, flora e fauna que caracterizam e envolvem o percurso proposto, dezenas de pessoas, em particular a pé, utilizam diariamente este percurso.

Acontece, que ao circularem na faixa de rodagem, atendendo a que não existem passeio ou mesmo bermas adequadas e suficientes, e o fato de algumas vezes se movimentarem em grupo, aumenta exponencialmente o risco de atropelamento. Pontos fortes Pelo acréscimo de segurança a todos os que utilizam esta via para caminhar Pela melhoria dos circuitos de escoamento de água que assolam o local, em especial no inverno Pelo lazer e bem estar que esta estrutura possibilitará às populações Pelo carácter simbólico de união que este circuito trará para as populações de Ega e Campizes Apresenta-se como um projecto bandeira no concelho, diferenciador pela modernidade.


Uniformização das paragens de autocarro da Freguesia de Vila Seca

Proponente da Proposta: Carlos Alberto França Cardoso
Freguesia onde se localiza a proposta:
Vila Seca
Descrição: Construção (uniforme) das paragens de autocarro da Freguesia de Vila Seca, utilizando pedras para a sua construção e azulejos pintados à mão (com uma pequena discrição sobre a localidade.


Galeria
Visita a nossa galeria fotográfica
Contactos

Orçamento Participativo Jovem de Condeixa
Largo Artur Barreto 3150-124
Condeixa-a-Nova
Nuno Matos, Gestor de Projecto
Tlm: 919 384 339
Tel: 239 949 120
Email: opcondeixa@cm-condeixa.pt

Entrar em Contacto
O que é o OP? | Como Participar | Fases do OP © 2012-2017 Todos os Direitos Reservados     design PixelStudio