Galeria de Fotografias
Foto 1Foto 1Foto 1Foto 1Foto 1Foto 1Foto 1Foto 1ver a galeria
Arquivo
Arquivo

Começou o Orçamento Participativo 2013

09 de Maio de 2013
Sala cheia para a apresentação do Orçamento Participativo (OP) de Condeixa 2013. O evento decorreu ontem à noite, no Salão Nobre da Câmara Municipal, e mais uma vez contou com uma ampla participação da população.

O início dos trabalhos deu-se com a apresentação dos 3 projectos vencedores do OP Jovem de 2012 e com a assinatura dos protocolos de financiamento das obras.

Na primeira pessoa, os jovens vencedores deram o testemunho da sua participação no OP Jovem e enalteceram a autarquia de Condeixa pela oportunidade única no panorama político regional e nacional.

A apresentação das normas de funcionamento do OP de 2013 esteve a cargo do arquitecto Giovanni Allegretti, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

O presidente da edilidade de Condeixa, Jorge Bento, encerrou os trabalhos com um discurso onde justificou a opção politica de implementação do OP em Condeixa e respondeu às perguntas da assistência.


A partir do próximo dia 14 de Maio, vão decorrer nas freguesias do Concelho as Assembleias Participativas do OP. O pontapé de saída é dado no Sebal seguindo-se Condeixa-a-Nova ( 22 de Maio), Vila Seca ( 23 de Maio), Anobra ( 24 de Maio), Furadouro ( 29 de Maio), Condeixa-a-Velha ( 7 de Junho), Belide ( 14 de Junho), Zambujal e Bendafé ( 19 de Junho) e Ega ( 21 de Junho).

O ano de 2013 vai ficar marcado por uma grande novidade no Orçamento Participativo de Condeixa. Na prática vão existir duas linhas de financiamento: uma para a população jovem e outra de carácter geral.

O sucesso da iniciativa justifica a medida e assim é dada resposta às inúmeras solicitações junto da autarquia para abrir o processo a toda a população condeixense.

Ao todo, o Orçamento Participativo de Condeixa vai contar com 250 mil euros repartidos pelo Orçamento Participativo Jovem (125 mil euros) e pelo Orçamento Participativo Geral (125 mil euros), dando o município continuidade a um processo através do qual os cidadãos podem propor e votar em investimentos e projectos de interesse colectivo, que serão integrados no Orçamento Municipal de 2014.

Pretende-se, desta forma, continuar a incentivar a participação dos munícipes, de uma forma dinâmica e construtiva, contribuindo para uma maior aproximação entre a gestão pública e as expectativas dos cidadãos.

Recorde-se que os 3 projectos vencedores do Orçamento Participativo Jovem de 2012 (de entre os 14 admitidos a votação), foram: a “Remodelação e Arrelvamento do Polidesportivo do Sebal”, do proponente Paulo Alexandre Lopes Paulino, com 247 votos; a “Construção de um Complexo Desportivo para a Freguesia do Zambujal”, do proponente Luis Miguel Teixeira Mendes Filipe, com 243 votos; e a “Requalificação do Pavilhão da Venda da Luísa”, do proponente Nelson Vaz Correia, que obteve 217 votos.

Galeria
Visita a nossa galeria fotográfica
Contactos

Orçamento Participativo Jovem de Condeixa
Largo Artur Barreto 3150-124
Condeixa-a-Nova
Tlm: 918 427 520
Tel: 239 949 120
Email: opcondeixa@cm-condeixa.pt

Entrar em Contacto
O que é o OP? | Como Participar | Fases do OP © 2012-2017 Todos os Direitos Reservados     design PixelStudio