Galeria de Fotografias
Arquivo
Arquivo

Município de Condeixa concede bolsas de estudo de mil euros a universitários do Concelho

02 de Outubro de 2014
A Câmara Municipal de Condeixa vai atribuir, pela primeira vez, um conjunto de 50 bolsas de estudo de mil euros a estudantes universitários.

A medida foi proposta e aprovada no âmbito do Orçamento Participativo do ano passado e vai ser executada a partir de 1 de outubro, com a abertura do período de inscrições.

Podem candidatar-se todos os alunos residentes em Condeixa há mais de um ano, com comprovadas carências financeiras, que ingressem ou frequentem no ano letivo de 2014/ 2015 curso de especialização tecnológica, que confira grau de formação nível 5, ou curso de ensino superior, que confira o grau de licenciado ou de mestre.

As bolsas destinam-se a apoiar o prosseguimento dos estudos a estudantes economicamente carenciados e com aproveitamento escolar que, por falta de meios, se vêem impossibilitados de o fazer. Simultaneamente, a medida pretende promover a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino e incentivar os jovens a prosseguir os estudos para além do ensino secundário.

As bolsas prevêem a comparticipação dos encargos inerentes à frequência do ensino superior, entre outras, as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propina a suportar pelo candidato durante o ano letivo.

A medida concretiza uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de 2013 - “Bolsas de estudo Fernando Namora para alunos do ensino superior” - subscrita por Flávio Cordeiro, que pretendia apresentar uma resposta que ajudasse a fazer face ao atual contexto de instabilidade económica, tendo em atenção que muitos alunos do país, alguns deles do concelho de Condeixa, não estão a conseguir dar o seu melhor nos seus estudos devido às dificuldades financeiras que o seu agregado familiar enfrenta, sobretudo ao nível do ensino superior onde existem encargos acrescidos como as propinas.

As bolsas de estudo, no montante de mil euros cada uma, serão pagas em duas prestações de 500 euros, sendo que a primeira prestação será paga em janeiro de 2015 e a segunda em junho do mesmo ano, mediante a apresentação de comprovativo de pagamento de pelo menos um pagamento respeitante à propina relativa ao ano de 2015.

O período de inscrições decorrerá entre 1 e 31 de outubro, através do preenchimento do boletim de candidatura disponibilizado na página da internet do Município de Condeixa-a-Nova (onde pode igualmente ser consultado o regulamento), ao qual deverão ser anexados todos os documentos exigidos. Os documentos deverão ser entregues, em mão ou por correio registado, no Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

A seleção e comunicação dos resultados das candidaturas terão lugar durante o mês de Novembro.

Formulário de Candidatura

Galeria
Visita a nossa galeria fotográfica
Contactos

Orçamento Participativo Jovem de Condeixa
Largo Artur Barreto 3150-124
Condeixa-a-Nova
Nuno Matos, Gestor de Projecto
Tlm: 919 384 339
Tel: 239 949 120
Email: opcondeixa@cm-condeixa.pt

Entrar em Contacto
O que é o OP? | Como Participar | Fases do OP © 2012-2017 Todos os Direitos Reservados     design PixelStudio