Galeria de Fotografias
Foto 1
Arquivo
Arquivo

Orçamento Participativo 2014 já elegeu projetos vencedores

05 de Novembro de 2014
Os votantes inscritos no Orçamento Participativo de Condeixa já elegeram os vencedores da edição deste ano, consagrando um total de 237 mil euros para um conjunto de sete projetos, nas áreas do Património e Cultura, Ambiente e Ação Social.

No Orçamento Participativo Geral (OPG) foram eleitos os projetos “Igreja Matriz de Ega, onde a história é perene!”, de recuperação e requalificação do edifício da igreja e zona envolvente (937 votos), “Remodelação e melhorias ambientais da Casa do Povo Sebal Grande” (440 votos) e o “Projecto 3C - Conjunto Cársico de Casmilo” (77 votos), que prevê a valorização daquela zona do concelho.

No Orçamento Participativo Jovem (OPJ), os projetos vencedores são a “Requalificação do C.D.R.C. do Sobreiro” (479 votos), “Conímbriga com arte” (160 votos), que consiste na concessão de apoio à formação de artesãos locais que os habilite a realizar oficinas, ateliers e workshops, “Banco de Ajuda Solidária” (87 votos) e Projecto UV (78 votos), que pretende premiar os melhores alunos com a participação na Universidade de Verão da Universidade de Coimbra.

A votação das onze propostas finalistas encerrou no passado dia 31 de outubro, tendo sido registados 2602 votos e 1954 votantes inscritos, sendo aceites até um máximo de 5 votos, em propostas diferentes, por cada inscrito.

NO OPG, a proposta mais votada, designada “Igreja Matriz de Ega, onde a história é perene!”, com um orçamento de 50 mil euros e subscrita por José Rebelo Bicho, sugere a realização de obras de conservação naquele edifício e espaço envolvente que permitam, nomeadamente, resolver problemas de infiltrações que ameaçam a estrutura do edifício. Por outro lado, pela importância histórica deste imóvel na freguesia da Ega e no concelho, e pela quantidade de pessoas que o visitam, a proposta prevê ainda a beneficiação do exterior, tornando-o mais aprazível e de fácil manutenção, garantindo sempre, um acesso facilitado a pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida.

No OPJ, a proposta que recebeu mais votos foi a “Requalificação C.D.R.C. do Sobreiro” e pretende executar obras de substituição da cobertura e do pavimento do edifício sede daquela instituição. “Atendendo a que estas instalações são uma componente essencial na dinâmica do lugar do Sobreiro e das povoações em seu redor, urge a substituição da cobertura e do pavimento por materiais mais seguros e eficientes”, justifica o autor Márcio Lopes. A proposta está orçada em 50 mil euros.

Galeria
Visita a nossa galeria fotográfica
Contactos

Orçamento Participativo Jovem de Condeixa
Largo Artur Barreto 3150-124
Condeixa-a-Nova
Nuno Matos, Gestor de Projecto
Tlm: 919 384 339
Tel: 239 949 120
Email: opcondeixa@cm-condeixa.pt

Entrar em Contacto
O que é o OP? | Como Participar | Fases do OP © 2012-2017 Todos os Direitos Reservados     design PixelStudio