Mensagem do Sr. Presidente

A Câmara Municipal de Condeixa privilegia a participação ativa dos cidadãos no processo de governação local, tendo em vista a construção de um território com qualidade de vida, dinâmico e inclusivo.

Nesse âmbito, a Câmara de Condeixa promove e incentiva o envolvimento de todos os cidadãos no Orçamento Participativo Geral (OPG) e no Orçamento Participativo Jovem (OPJ), este último destinado à população mais nova.

A adoção destes modelos de participação cívica inspira-se nos valores da democracia participativa e visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada e responsável por parte dos cidadãos e das organizações da sociedade civil no processo de gestão dos dinheiros públicos e, simultaneamente, melhorar a transparência da governação autárquica, aproximando eleitos e eleitores. 

O Orçamento Participativo Jovem foi lançado, pela primeira vez, no município de Condeixa em 2012 respondendo a uma genuína vontade do eleitorado mais jovem de participar na vida autárquica, tradicionalmente mais afastado dos partidos políticos e da política em geral. Em face do entusiasmo gerado a partir da primeira edição, decidiu esta Câmara alargar, no ano seguinte, a iniciativa à população em geral, abrindo, em simultâneo, os dois procedimentos (OPJ e OPG).

Pela experiência do passado, estou certo da qualidade das propostas que a sociedade condeixense apresentará, em nome de um futuro sempre melhor para Condeixa.

Nuno Moita
Presidente da Câmara Municipal de Condeixa